quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Violência: quem são as vítimas?

No próximo domingo, 21, manifestantes fazem passeata contra a violência, em frente ao Theatro da Paz. Na periferia de Belém esse tipo de manifestação acontece todos os dias. Mas não é de forma silenciosa e educada como os ricos costumam fazer.

A manifestação acontece no debruçar das mães sobre os caixões baratos, aos gritos de dor. A imprensa noticia. Nessa hora, os financiadores do crime, que em seus apartamentos fazem fumaça e enchem a cara de pó, silenciam confortavelmente.

Os ricos e a classe média que quer ser rica (esclareço que não estou generalizando) são vítimas da própria irresponsabilidade. São os grandes vilões dessa história. Com o próprio dinheiro financiam a violência e, consequentemente, a morte de muitos dos seus.

Para quem não teve oportunidade nenhuma na vida, nasceu em família totalmente desestabilizada e mora na periferia, não resta outra alternativa. Continuar na vida que não pediram para entrar. Vivem da venda de drogas. São igualmente vítimas.

Um comentário:

Anônimo disse...

vc resumiu em boas palavras, é duro de ouvir a verdade, mas é isso mesmo... talvez isso só pare quando a gente enxergar o "vilão" da história como vítima e pensar e repensar nas nossas atitudes, o q acontece é que o prazer pessoal gera uma grande guerra social, acender uma droga hj é encendiar uma cidade inteira