quarta-feira, 24 de junho de 2009

Diploma: polêmica desnecessária

Não fosse toda a mobilização feita pela Federação Nacional dos Jornalistas, tantos estudantes não estariam desesperados. A mobilização da FENAJ foi um tiro no próprio pé. Fizeram a população brasileira acreditar, por meio de ampla divulgação, que o diploma para exercício do jornalismo não vale mais nada.

É preciso deixar bem claro que a decisão do STF apenas dá liberdade para que os jornalistas sem diploma e experientes possam continuar exercendo a profissão. Nada mais justo, pois durante meus quinze anos de prática jornalística conheci muita gente boa não diplomada.

Fico triste com a manobra fácil dos estudantes de Belém pelo SINJOR. O sindicato está ajudando a desvalorizar o jornalismo quando faz um estudante pensar que qualquer um pode ser jornalista.

Pouca coisa muda com a decisão do Supremo Tribunal Federal. O diploma continua tendo validade sim. As empresas jornalísticas continuarão dando prioridade para quem é graduado. Os jornalistas autodidatas, práticos, ou como queiram chamá-los, sempre estiveram no mercado e continuarão.

O mesmo acontece na área de propaganda. Os publicitários não precisam de um diploma ou registro para atuar, mesmo assim não deixam de freqüentar os cursos superiores . As agências de propaganda ainda buscam seus profissionais nos bancos das faculdades.

Um comentário:

mariana disse...

Adorei o post, realmente é isso mesmo acredito que no final quem tiver diploma ainda será bem recompensado!
entre no nosso blog e de uma conferida.
www.campus014.com.br
somos estudantes de jornalismo aqui do estado de São Paulo.